quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ATIVIDADE FÍSICA NO INVERNO

Chegada do inverno, estação mais fria do ano. Chocolate quente, consumo de calorias a mais, agasalho, edredom e finalmente estamos na estação do urso, em que milhares de pessoas adorariam poder hibernar, ao invés de ter que levantar cedo para trabalhar e ou praticar atividades físicas.

Com a queda da temperatura algumas alterações no organismo, como gripes, resfriados afastam as pessoas que já praticam atividades físicas das academias e impede que outras iniciem, sem falar daquela enorme preguiça.

Antes de iniciar a sua atividade física, no inverno precisamos tomar alguns cuidados extras:

Faça o aquecimento um pouco mais prolongado com alongamentos gerais, inicie sempre mais lento ou mais ameno e vá acelerando ou aumentando a intensidade aos poucos, até atingir o seu ritmo mais forte. Alongar ao final também é muito importante.

Tente usar roupas quentes, mas adequadas para a prática, após alguns minutos, a subida da temperatura de seu corpo deve acontecer devido a alguns fatores internos, e com isso roupas pesadas ou não adequadas poderão lhe trazer algum desconforto ou limitações de movimentos.

O frio não pode ser uma desculpa para não praticar atividades físicas e sim um estimulo a mais.

MEXA-SE!

Posso treinar resfriado?

Esta pergunta é freqüente nesta época do ano, muitos alunos quer
em saber se realizam apenas exercícios aeróbios, ou apenas a musculação, se diminuem a freqüência ou a intensidade dos exercícios.

Primeiramente devemos distinguir gripe de resfriado: Médicos atribuem “resfriado” a infecções leves do trato respiratório, onde há, uma pequena queda do sistema imunológico e geralmente não há febre. Já a “gripe” é causada pelo vírus influenza, que também ataca as vias aéreas, porém gera infecções mais graves e o sistema imunológico é mobilizado de uma maneira mais drástica, ocasionando febre.

Nas atividades físicas tanto elas sendo aeróbias ou anaeróbias temos a mobilização do sistema imunológico, para pessoas saudáveis e bem condicionadas, um “resfriadinho” não incomoda seu desempenho nas atividades, pois, seu sistema é bem forte. Porém, alunos idosos ou com uma menor resistência podem vir a ter complicações.

Já a “gripe” causa uma infecção mais grave acompanhada de coriza e febre, nestes casos, os exercícios não são recomendados, porque o estresse de treinamento pode sobrecarregar as defesas do organismo, podendo assim, levar a uma piora no quadro da doença, e os benefícios que seriam gerados ficam comprometidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário